Bom, não estou aqui pra dizer em todos os detalhes e cientificamente como funciona a Teoria do Caos, mas sim como ela é no dia-a-dia juntamente com nossas escolhas. Uma breve explicação é aquela famosa frase clichê que já deve ter ouvido sobre este tema, que é: “O bater das asas de uma borboleta aqui no Brasil, pode causar um tornado lá na China”. Por mais que seja clichê, isto é uma das coisas que mais me impressiona nesta vida. Geralmente quando se fala neste assunto, são colocados mais os fatores naturais que podem modificar algum acontecimento no espaço/tempo. Pra mim as nossas escolhas são tão relevantes quanto as circunstâncias, sendo assim, também  são responsáveis por tais mudanças.

 Meu nome é Thais (e se meu nome não coubesse na numerologia que minha mãe fez antes de escolhe-lo, já nem seria este), e se eu não tivesse feito o ENEM, e se não tivesse tentado o FIES, escolhido a Universidade que escolhi, o curso que escolhi, no horário que escolhi, eu não conheceria a pessoa que me convidou para escrever aqui, então neste momento provavelmente estaria fazendo outra coisa. Só ai, já da para perceber que isso acontece o tempo todo em nossas vidas, desde os mais simples fatos aos mais graves. O que mais me surpreende é como vamos montando pouco a pouco a nossa vida, vamos encaixando os palitinhos e quando pensa que não, vira uma escultura (ou pelo menos o projeto de uma).

(OBS: Só quem já jogou Life is Strange entenderá a referência da imagem).

Provavelmente você já  viu o filme Efeito Borboleta, ou já jogou um jogo que abordam estas ideias (como Until Dawn ou o próprio citado Life is Strange) e como é louca toda essa questão de que as circunstâncias vão modificando ou construindo as ordens naturais. Mas além disso, o que mais me atraí neste assunto é quando nós escolhemos, e como estas escolhas estão envolvidas neste meio e o quanto ela pode influenciar nos acontecimentos da vida.

Então, como eu disse, me impressiona de mais ver que tudo que escolhemos vão movendo cada detalhe em nossas vidas. E nunca sabemos as consequências que vão gerar através de tal escolha, muito menos se ela será a melhor, e mesmo assim não podemos ficar sem escolher. Pelo menos temos este poder ne? Porque tudo na vida são escolhas. Sério, para pra pensar e me fala se consegue contar nos dedos quantas vezes fez uma escolha hoje??? Putz… (se você escolheu ser uma pessoa teimosa e desafiadora, deve estar pensando neste momento quantas prováveis escolhas já fez hoje) e o engraçado é que todas elas são influenciadas em algo que já nos aconteceu, e também vai ser influenciada em outra que vai acontecer depois, sabendo que qualquer circunstância é capaz de mudar os próximos acontecimentos. É uma loucura total. Sempre vou muito longe quando fico pensando nisso. Bom, pelo menos já tive varias experiências que me deixaram em choque e “viajando” sobre isso, e se você parar pra pensar, também verá o quanto foda e maluco isto é, e que também já pode ter acontecido um evento do tipo muito impressionante com você. Afinal, o tempo todo as coisas em nossa volta vão acontecendo, por determinada circunstância ou escolha, e sempre nos pegamos frente a isso. Pode ser de uma forma legal, ou pode levar você a quebrar um braço (ou até morrer nos casos mais sérios).

Se você acredita em destino,  ai é mais uma coisa a se analisar em outro dia em outro post (se no caso nenhuma borboleta influenciar em minha vida), mas de qualquer jeito, nunca escapamos desta forma de construir nosso futuro. Seja ele o que vai acontecer daqui uns segundos, horas ou anos depois.

Se você é como eu e também gosta deste assunto e “viaja” nele, deixa algo interessante nos comentários, pode ser experiências ou apenas um ponto de vista. A escolha é sua! Haha.