Você com certeza já ouviu falar que as pirâmides foram construídas pelos deuses astronautas/aliens ou que os illuminati mandam no mundo inteiro ou no design intelligent ou que o HIV foi criado em laboratório ou até mesmo que o 11 de setembro foi uma estratégia de marketing do governo dos EUA contra os talibãs, se você já pesquisou pouco mais a fundo já ouviu sobre o projeto Filadélfia ou que há vida em Marte ou que o aquecimento global é uma farsa ou que a terra é plana como discutido neste post, ou que o homem não foi à lua… Eu poderia ficar o dia todo falando quais existem, porque elas simplesmente não acabam e podem ser criadas por qualquer um sem ser necessário ter nenhum conhecimento prévio do assunto!

Hoje em dia com a internet, o fluxo de informação é muito grande, o que é uma coisa muito boa, mas tem seu lado ruim, que é a difusão dessas idéias absurdas e completamente não embasadas. Essas ideias, que volto a afirmar que não tem credibilidade nenhuma, divergem totalmente das teorias e fatos científicos que nos explicam o mesmo fenômeno, formando assim pessoas ignorantes e completamente alheias ao conhecimento científico no geral, o que caracteriza um retrocesso.

Boa parte dessas “teorias” têm uma explicação simples e observável através de fatos concretos, mas esses “teóricos” se recusam a aceitar estes fatos, preferindo acreditar em “explicações” loucas e completamente incoerentes. A outra parte que “não tem” explicação, é porque é só uma bad trip do pessoal mesmo, tipo a terra plana e umas outras do mesmo nicho. O princípio da navalha de Occam diz que a explicação mais simples para um fenômeno é provavelmente a verdeira. Pelo outro lado temos todas essas outras “teorias” que complicam uma explicação simples para o ocorrido adicionando cada vez mais variáveis no assunto.

Eu sempre me pergunto como as pessoas preferem acreditar nessas coisas mesmo vendo provas concretas refutando aquilo que acreditam – isso é a mesma definição de fé, não é?-

Então um estudo que você pode conferir aqui, revela que as pessoas menos céticas e com menos pensamento crítico tendem a acreditar neste tipo de lorota, (há inclusive cientistas no meio delas). Por outro lado, se a pessoa tem uma pré disposição ao ceticismo ou pensamento com base científica em relação às coisas ao seu redor, ela dificilmente vai cair neste tipo de argumentação infantil que estes “teóricos” apresentam. Quer ver um exemplo?

Pergunte a um “teórico” da conspiração:

-Como foram feitas as pirâmides do Egito?

Ele dirá

-Não há uma explicação plausível de que os egípcios as construíram, logo foram os deuses astronautas.

-Que provas você tem disso?

-Olha só, como eles levantariam essas pedras imensas? Não é óbvio?!

O grande problema não é as pessoas acreditarem nesses tipos de mentira, o problema é essas “teorias” serem cada vez mais compartilhadas, tomando o lugar de um fato verdadeiro e comprovado. Alguns canais no Youtube, páginas no Facebook e sites que transmitem este tipo de conteúdo, só contribuem para a desinformação e ignorância cada vez maiores na sociedade. No entanto, os canais no YouTube, páginas no Facebook e sites que realmente têm a finalidade de propagar o conhecimento adquirido pela humanidade por meio da ciência ficam cada vez mais de lado, pois as pessoas preferem salientar “teorias” que não são verdade e não contribuem em nada para a sociedade, só a prejudicam.

Grandes veículos de comunicação também são responsáveis pela disseminação de algumas inverdades, como é o caso do NatGeo, The History Channel e Discovery, que tem sim alguns programas de fato bons mas por outro lado apresentam histórias completamente falsas como foi o caso da descoberta dos foceis de sereias e foceis de dragões. Pessoas com tendencias conspiracionistas tomam estas coisas como verdade absoluta e mais uma vez disseminam a informação, outra vez tomando o lugar da verdade.

MermaidsDiscovery.jpg “Sereias, corpos encontrados. A nova evidência”

Nós temos um site conspiracionista que se auto intitula “A verdade mundial”, Como pode publicarem coisas tão falaciosas e se intitularem a verdade mundial? Tem um texto que diz que as vacinas na verdade são instrumentos de redução populacional e que por algum motivo que ninguém sabe começou na Suíça. E você pode vê-lo aqui. Todas aquelas “teorias” babosísticas que eu citei lá no começo você pode achar neste site. Porque afinal de contas é a “verdade mundial”.

Você pode ver aqui um vídeo explicando melhor todos estes pontos acima.

Então pense várias vezes antes de compartilhar algo falacioso e inútil.

Deixa aí nos comentários qual sua opinião e o que você pensa sobre isso.

Anúncios