Você já teve um déjà vu? É aquela sensação estranha de já ter vivido um momento antes dele acontecer, sabe? Pode ser também quando você tem a impressão de conhecer alguém quando nunca viu a pessoa na vida. E em outras ocasiões

Déjà vu é um termo francês para “já visto” criado por Emile Boirac que queria saber por quê isso acontecia, daí o nome déjà vu, que remete àquela sensação estranha de já ter vivido um momento antes dele acontecer, sabe?

Na verdade o que tá acontecendo é que seu cérebro está armazenando as memórias e checando ao mesmo tempo, dessa forma entrando em um looping em que você vive a memória e a “lembra” ao mesmo tempo, daí que vem aquela sensação estranha de já ter vivido um momento antes dele acontecer, sabe? Faça um teste, da próxima vez que tiver um déjà vu, como a sensação é de já saber o que vai acontecer, tente se “lembrar” do que vem pela frente, o que vai acontecer depois dessa situação, não dá. Aconselho tentar quando estiver sozinho porquê você vai ficar com essa cara.

images.jpg

Há vários experimentos científicos para saber a origem e o que desencadeia o déjà vu. Até hoje o que se sabe é que as memórias que você está vivendo naquele momento estão sendo gravadas diretamente nas memórias de longo prazo. Pra você que não sabe como funciona é o seguinte, nós temos dois tipos de memórias, as de longo e curto prazo. Toda memória é formada como memória de curto prazo e durante o seu sono seu cérebro “escolhe” as mais relevantes e armazena em longo prazo e o resto ele “apaga”. Então o déjà vu é nada mais que seu cérebro dando uma checada se tá tudo ok. Ele grava as memórias daquele momento e as checa ao mesmo tempo, então você tá vivendo e lembrando desse momento ao mesmo tempo. Por isso aquela sensação estranha de já ter vivido um momento antes dele acontecer, sabe?

Anúncios