Você pode ter visto várias coisas estranhas, pode ter tido vários dilemas, mas eu garanto, nada como isso.

Tudo começou na Áustria em 1935 com um cara chamado Erwin Schrödinger, ele foi um físico, um dos mais brilhantes do século XX.  Schrödinger propôs um experimento imaginário para o Princípio de incerteza de Heisenberg* sobre a mecânica quântica e o estado de superposição. A mecânica quântica estuda partículas subatômicas, e o estado de superposição quer dizer que uma determinada partícula pode assumir dois estados diferentes ao mesmo tempo, mas quando observada ela colapsa e assume só um dos dois estados anteriores. Mas como assim?! No caso desse experimento foi usada uma partícula que emite e ao mesmo tempo não emite radiação, e quando observada ela colapsa e assume somente um dos dois estados, ou seja, ela emite ou não radiação. É meio estranho mas já já você entende.

O experimento consiste no seguinte, temos uma caixa com um mecanismo que ao detectar radiação era ativado e quebrava um frasco de veneno. Então, colocamos um gato na caixa junto com essa partícula superposta. Sabemos então que a partícula está e não está liberando radioatividade ao mesmo tempo, o que põe o mecanismo em estado de superposição também, assim liberando e não o veneno. Essa situação nos permite dizer que o gato está morto e vivo ao mesmo tempo, ou está 50% vivo e 50% morto. Quando abrimos a caixa e observamos o fenômeno, o átomo colapsa, passando a apresentar somente um estado. Simplificando, o quando abrimos a caixa temos duas coisas possíveis, ou abrimos e o gato está vivo, ou abrimos e o gato morre. Até alguém abrir a caixa o gato está no estado “vivomorto”. (Tipo um zumbi talvez? Não!)

Outro exemplo mais claro é este:

img_0893

 

“Os pratos de Schrödinger. Eles estão quebrados e não quebrados ao mesmo tempo, até você abrir a porta”. Como pode ver, eles se encontram em estado de superposição, caindo e não caindo ao mesmo tempo. Até alguém abrir a porta.

 

 

Com base nestes exemplos chegamos à conclusão de que alguém finalmente bugou a realidade.

imgres.jpg
Procurado: Vivo e morto

O blog Ociando também é ciência, falamos de física quântica hoje! Temos outros textos com assuntos muito interessantes também, e fica aqui a minha recomendação de leitura de “Como nossas memórias são formadas?” e “Nossas escolhas e a teoria do caos”. Você está em estado de superposição enquanto lê isso, só vai sair quando clicar em um dos dois links.

Anúncios