Peço que olhe atentamente essa palavra: “llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch” Ela possui 58 letras e é um dos maiores nomes de um lugar no mundo. Por mais que pareça brincadeira, isso existe. É sério, procura na Wikipédia aí. Viu? Talvez seja impossível pronuncia-la, tendo em vista que alguns fonemas não existem no nosso idioma, como: “pwllgwy”, “ngyll”, “chwy”, “rnd” e “wllll”. Não faço a menor ideia de que som isso faz…

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch fica em uma ilha do Reino Unido, mais precisamente ao norte do País de Gales em Anglesey. Os mais íntimos a chamam apenas de Lianfair PG. Parece absurdo, e provavelmente você ainda não acredita no nome, mas é real! Confie em mim…

Temos aqui o nome em cima e o que significa em baixo (Em inglês)

800px-Llanfair_PG.png

Traduzindo seria: Igreja de santa maria na fenda da avelã branca perto do redemoinho rápido de Llantysilio da caverna vermelha. Isso tudo te leva a lugar nenhum, ainda não entendi a necessidade de um nome tão grande pra apontar um lugar tão específico. É possível apontar onde está Jupiter com precisão sem precisar de uma sentença tão grande, duvida?

img_0646  “Jupiter – de 893 a 964 milhões de kilômetros”

 

 

 

 

 

 

Fica aqui o desafio e o exercício mental. Tente ler, pronunciar e soletrar esta palavra, e desafie seus amigos!

“Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch”

A recomendação de leitura de hoje são os textos com coisas estranhas como essa. O primeiro é “Os grandes questionamentos da humanidade” e o segundo “O gato de Schrödinger“.

Anúncios