Estamos começando agora a série de textos semanais sobre ciência! O objetivo é explicar de forma simples e objetiva as informações e matérias complexas. Então todas as sextas-feiras, estaremos com um assunto diferente aqui! O assunto dessa semana é gravidade, vamos entender o que é e como funciona a gravidade.

gravidade.jpg

Você já se perguntou o porquê que você é preso à terra, e por mais que tente pular, sempre cai de volta? Ou por que que todos os objetos ,por mais leves que sejam, também tendem a cair? (Quase todos, um balão de hélio por exemplo não cai, mas fica pra outro dia).

Isso tudo acontece porquê a terra exerce uma força em você, que é chamada de gravidade. Essa força puxa tudo e todos para o centro da terra o tempo todo, então por mais que você tente sair voando daqui ou arremessar algo tão alto que saia da terra, não dá, a não ser que você tenha força o suficiente para lançar um objeto a no mínimo 11,2 km por segundo, ou tenha um foguete e uma plataforma de lançamentos no seu quintal, como eu, a tarefa se torna impossível.

A gravidade basicamente é uma força de atração, que um corpo exerce sobre outro. A gravidade da terra atrai você, a pessoa do seu lado, um passarinho que acabou de ser acertado com uma pedra na Russia, aquela criança ingênua que acha que pode voar e pula do sofá, a Lua, e todos os satélites envolta, a gravidade é o que faz os rios correrem, e é só por causa dela que os aviões voam e acredite se quiser, até os prédios estarem de pé é obrada gravidade. . A gravidade é o que faz nosso universo funcionar, A Lua está em órbita na Terra graças à gravidade, E a Terra e todos os outros planetas estão em órbita no Sol, e até o Sol está na órbita de um buraco negro no centro da Via Láctea. A gravidade é o que faz até as estrelas “brilharem”.

images.jpg

É só a terra que tem gravidade? Não, tudo tem gravidade. Tudo que tem massa/peso tem gravidade, Mas a gravidade só é perceptível em corpos que tem muita massa, o que significa que quanto mais “pesada” é alguma coisa, mais gravidade ela tem.

Quem “descobriu” a gravidade? Quem inicialmente propôs que haveria uma força que nos prende à terra, e descreveu como ela funciona foi Isaac Newton com a Lei da Gravitação universal, que serviu de base mais tarde para a Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein.

Isaac Newtondownload.jpg

Outro conceito de gravidade, foi inventado em 2013 pela industria Hollywoodiana. Este conceito, por sua vez está ligado ao excelente filme chamado “Gravidade”, estrelado por Sandra Bullock e George Clooney. Fica minha recomendação, assistam!

gravidade-1

Qualquer dúvida, pergunta ou observação, deixa aí nos comentários! Sugestões de temas são bem-vindas. E até a próxima sexta!

A sugestão de leitura de hoje é Como são formadas as nossas memórias? e A terra é plana? – terra-planistas e ignorância –.

Anúncios